Cinzas Sagradas

  • Cinzas Sagradas é a primeira parte de uma pesquisa de 10 anos, dois deles vividos entre os ascetas, que resultou também na tese de doutorado em antropologia Iogues Dissidentes: pedagogia de uma (in)disciplina emancipatória (UnB). Nele, o mundo dos naga e aghori sadhus é introduzido de forma matizada por sua própria imaginação simbólica e sociológica, assim como sua metodologia de aprendizagem, darshan, empoderamento através da visão. 

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    Mitificados ou difamados, os ascetas hindus sempre povoaram nossas Índias imaginárias.

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    Herdeiros de uma tradição que pode datar de 3000 a.C., eles corporificam o objetivo de transcender toda dualidade, acima de tudo…

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    …a morte.

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    O rito de passagem dos sadhus é uma performance de sua própria cremação.O renunciante deve emergir da pira funerária livre de ego, morto para o mundo enquanto ainda habita um corpo de carne.

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    Deve tornar-se como as cinzas sagradas que o vestirão, tanto tangível quanto intangível, simultaneamente preto e branco.

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    Noviços são “recém-nascidos” com suas cabeças raspadas e novos nomes.

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    O Pinda Dan, rito funerário e morte simbólica.

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    Um sadhu deve deixar família                          e cindir todos os laços sociais.

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    Mas iniciar-se como sadhu também significa tornar-se parte de uma família ligada pela renúncia.Quando um noviço aceita um guru, ele ganha irmãos, tios e avôs. Com alguma sorte, também terá “descendentes”.

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    Após a renúncia, a maioria dos sadhus toma um voto de castidade. O noviço, então, deverá servir seu guru pelos primeiros anos de sua nova vida.

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    Ele deve serguir seu mestre pelos picos          e abismos da descoberta espiritual.

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    Quando os tempos são de reclusão, buscam refúgio em cavernas entranhadas em florestas, assim como fez a deidade Rama.

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    A itinerância ensina o conhecimento da geografia sagrada e ajuda a desvelar o processo de desapego.

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    Yoga significa união do self com a totalidade.

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    Embora os sadhus sejam considerados descendentes dos primeiros iogues, atualmente são pouquíssimos aqueles          que praticam yogasanas todos os dias.

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    Nos tempos degradados em que vivemos,    kali yuga, os sadhus preferem práticas mais simples, como a repetições de mantras e oferendas rituais.

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    São raros os praticantes contemporâneos de austeridades extremas-como ficar em pé por anos a fio ou montar em pranchas de pregos-pensadas como capazes de liberar seu praticante das contingências da condição humana.

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    Para transcender toda dualidade, os sadhus aghoris vivem em campos de cremação e podem praticar antropofagia.

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    Inspirados no notório gosto de Shiva por canabis, alguns sadhus acreditam que a consciência não-alterada experiencia uma realidade de segunda ordem.

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    Assim, fumar canabis é considerado um método de controlar paixões e deixar manifestar estados superiores de consciência.

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    Tornar-se sadhu não é apenas uma     alternativa legítima à vida do não-         renunciante na sociedade hindu, é               um de seus ideais civilizatórios.

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    A interdependência deve guiar suas relações: enquanto os sadhus oferecem conselhos espirituais, médicos e até financeiros aos não-renunciantes, esses devem atender às necessidades materiais dos sadhus.

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    Organizados em regimentos chamados akhadas, os naga sadhus são os “potadores     de armas” da ordem Dasnami Sampradaya.

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    Os naga sadhus são ascetas militares. Eles construíram grande notoriedade tanto como defensores do hinduísmo quanto como iogues poderosos ao longo dos impérios mongol e britânico.

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    Como em qualquer sociedade, a hierarquia entre renunciantes existe e pode ser presumida de acordo com o assento de         cada um em volta da fogueira sagrada.

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    Naga sadhus raramente são encontrados em templos ou monastérios. Os festivais são suas encruzilhadas.

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    O maior festival já documentado foi o maha maha kumbha mela de 2001. Pela ocasião, uma “cidade” de lona de 8 por 3 km foi montada no leito seco do Ganges, suas águas sagradas canalizadas para facilitar a ablução diária de uma multidão.

     

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    Tal reputação é mantida viva com performances públicas de poderio            militar e desapego sexual.

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    Amrita, o néctar da imortalidade, é o tema que move o kumbha mela. O mito do kumbha narra a empreitada de  deuses e demônios para fazer emergir do turbilhão celestial o pote do precioso líquido. Quando lograram sucesso, porém, os deuses não quiseram compartilhar seu conteúdo com os demônios.

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    Na batalha que se seguiu, quatro gotas de néctar tombaram por terra. A maior delas caiu na confluência dos três rios mais sagrados da Índia, onde as pessoas vão receber darshan, empoderamento através da visão, ou procurar moksha, liberação do ciclo de vidas e mortes.

     

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    Outro momento tão auspicioso quanto             este só ocorrerá em 144 anos.

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    Os sadhus fazem parte, à sua maneira,          da sociedade hindu, mas também formam “sociedades” à parte, com suas próprias regras e regulamentos.

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    Sadhus descrevem os kumbha melas como festivais para o público, um tempo e lugar de ver…

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    …e ser visto.

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    A fotografia tem sido incorporada pela tradição como um método de fixar o darshan do guru, mas o kumbha também se presta a outras perspectivas sobre o olhar e também sobre o fixar de novas imagens e imaginários.

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    Mesmo que estejam familiarizados               com os iogues dissidentes dos mitos, não-renunciantes hindus também se pasmam com as performances heterodoxas dos nagas.

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    Seu uso quase militante de haxixe em um país que tem leis contra a canabis evidencia a distinção que eles demandam do mundo moral de não-renunciantes.

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    O primeiro computador pessoal tinha acabado de ser inventado quando Maharaj Amar Bharti levantou seu braço.Trinta e seis anos depois, o braço continua em pé.

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    O urdhva-bahu tapasya tem apenas            quatro praticantes conhecidos.

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    De acordo com Maharaj, como é prática de uma era mais espiritualizada, ela está morrendo de morte natural, embora continue ocupando um lugar importante no imaginário sobre ascetas.

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    Não é para menos que Maharaj foi posicionado no coração do festival             maha maha kumbha.

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    Dia e noite, o guru esteve cercado por peregrinos tentando alcançá-lo para receber uma bênção, um conselho…

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    Ou uma visão mais próxima de sua mão, permanentemente trancada em sinal de vitória.

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    É um poder capaz de afetar também a outros através da simples presença do guru, mas sua eficácia pode ser potencializada pelos esforços que o buscador investe.

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    Austeridades produzem calor ascético, o elemento alquímico que confere poder de emancipação.

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    O maior de todos eles é a entrega.

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